• Grupo Lobo
  • Mediateca
  • Relatórios de estágio / Teses de Mestrado e de Doutoramento

Relatórios de estágio / Teses de Mestrado e de Doutoramento

Cães de Gado

Teses de Licenciatura

Martins M. 2004. O cão da serra da estrela como cão de gado. Relatório de estágio para obtenção de Licenciatura em Biologia. Universidade de Évora, Évora, 97pp.

Almada M. 2003. Enquadramento dos métodos de protecção dos rebanhos nos sistemas de exploração na Beira Baixa: os cães de gado como forma de reduzir o impacto da predação. Relatório de trabalho do fim de curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Reino Animal. Castelo Branco, 64pp.

Simões R. 2003. Cães de Gado. Estudo do desenvolvimento comportamental dos cães de gado & avaliação da sua eficiência na protecção dos rebanhos. Relatório de Estágio para Obtenção de Licenciatura em Engenharia da Produção (Ramo Animal). Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior Agrária de Santarém, Santarém, 99pp.

Santos F. 2002. Contribuição para o estudo da eficácia de cães de gado da raça Cão de Castro Laboreiro na protecção dos rebanhos contra predadores em Trás-os-Montes. Relatório de estágio profissionalizante para obtenção de Licenciatura em Biologia Aplicada aos Recursos Animais. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa, 50pp.

Cruz C. 1999. Contribuição para o estudo do cão de gado em Portugal – Uma perspectiva etológica. Relatório de estágio profissionalizante para a obtenção de Licenciatura em Biologia Aplicada aos Recursos Animais. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa, 44pp.

Teses de Mestrado

Cruz C. 2006. As raças portuguesas de cães de gado e de pastoreio. Aspectos morfológicos e comportamentais. Tese de Dissertação de Mestrado em Produção Animal. Faculdade de Medicina Veterinária. Instituto Superior de Agronomia. Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa. 189pp.

Ribeiro S. 1999-2001. Ontogenia das preferências sociais no cão de gado. Dissertação de Mestrado em Etologia. Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Lisboa. 100pp.

 

Cães Vadios

Teses de Licenciatura

Carvalho A. 2003. Contribuição para o estudo da ecologia dos cães vadios na região centro de Portugal. Relatório de estágio profissionalizante para obtenção de Licenciatura em Biologia Aplicada aos Recursos Animais. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa, 49pp. 

Ribeiro S. 1996. A problemática dos cães vadios na conservação do lobo em Portugal – Estudo da situação dos cães vadios em Portugal e caracterização do comportamento predatório do cão e do lobo. Relatório de estágio profissionalizante para a obtenção de Licenciatura em Biologia Aplicada aos Recursos Animais. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa, 56pp. 

 

Comportamento Animal

Teses de Licenciatura

Costa B. 2001. Alguns aspectos do comportamento do Lobo Ibérico (Canis lupus signatus Cabrera, 1907) em cativeiro: influência de factores de perturbação. Relatório de estágio profissionalizante para obtenção de Licenciatura em Biologia Aplicada aos Recursos Animais. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa, 35pp. 

Silva S. 2000. Estudo das relações sociais do lobo ibérico em cativeiro: influência do sexo, idade e hierarquia. Relatório de estágio profissionalizante para a obtenção de Licenciatura em Biologia Aplicada aos Recursos Animais. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa, 28pp. 

Ogando J. 1996. Estudo da influência das condições de cativeiro no comportamento do lobo ibérico (Canis lupus signatus Cabrera, 1907). Relatório de estágio profissionalizante para a obtenção de Licenciatura em Biologia Aplicada aos Recursos Animais. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa, 61pp.

Teses de Mestrado

Fonseca A. M. 2013. Comportamento do Lobo Ibérico em Cativeiro – Impacto dos Visitantes e Educação Ambiental. Tese de Dissertação de Mestrado em Biologia da Conservação. Departamento de Biologia Animal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa, 43pp.

Loureiro S. 2013. Enriquecimento Ambiental num Núcleo Cativo de Lobo (Canis lupus). Tese de Dissertação de Mestrado em Biologia da Conservação. Departamento de Biologia Animal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa, 72pp. 

 

Ecologia

Teses de Licenciatura

Cunha I. 2011. Feeding habits and resources of Leomil pack, part of the Portuguese wolf subpopulation located at South of Douro river, as a result of an adaption towards its humanized vital area. Relatório de estágio profissionalizante para obtenção de Licenciatura em Biologia. Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Porto, 28pp. 

Oliveira B. 2011. Hábitos Alimentares do Lobo Ibérico (Canis lupus signatus) na Serra da Padrela. Relatório de estágio profissionalizante para obtenção de Licenciatura em Biologia. Departamento de Biologia Animal da Universidade de Aveiro, Aveiro, 33pp.

Pedro A. 2010. Estudo da predação no gado pela população lupina a sul do rio Douro utilizando as estatísticas oficiais de ataques declarados ao estado. Relatório de estágio profissionalizante para obtenção de Licenciatura em Biologia. Departamento de Biologia Animal da Universidade de Aveiro, Aveiro, 55pp.

Serrazina T. 2010. Estudo dos hábitos alimentares do lobo ibérico em duas áreas distintas a norte do rio Douro. Projecto final de Licenciatura em Biologia. Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa, 20pp.

Pinto S. 2008. Monitorização lupina da população a sul do Rio Douro. Relatório de estágio profissionalizante para obtenção de Licenciatura em Biologia. Departamento de Biologia Animal da Universidade de Aveiro, Aveiro, 69pp.

Silva H. 2007. Situação populacional e problemática dos prejuízos na população lupinas a Sul do rio Douro. Relatório de estágio profissionalizante para obtenção de Licenciatura em Biologia. Departamento de Biologia Animal da Universidade de Aveiro, Aveiro, 67pp.

Mendonça A. 2006. Metodologias de censo de Lobo-Ibérico com baixa densidade: O caso da população do Centro de Portugal. Relatório de estágio para obtenção de Licenciatura em Biologia, variante de Biologia. Universidade de Évora, Évora, 67pp.

Sobral V. 2006. Estudo da situação populacional e hábitos alimentares do lobo (Canis lupus signatus) no Centro de Portugal. Relatório de estágio para obtenção de Licenciatura em Biologia, variante de Biologia. Universidade de Évora, Évora, 101pp.

Duarte G. 2005. Contribuição para o conhecimento da ecologia do lobo-ibérico (Canis lupus signatus, Cabrera 1907) no Noroeste de Portugal. Relatório de estágio profissionalizante para obtenção de Licenciatura em Biologia Aplicada aos Recursos Animais Terrestres. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa, 55pp.

Llonc B. 2005. Estudio eco-etológico de las relaciones interespecíficas entre el lobo ibérico y el ganado bovino y equino en el noroeste de Portugal. Relatório do trabalho de fim de curso em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais. Instituto Superior de Agronomia. Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa, 48pp.

Guerra A. 2004. Estudo das relações ecológicas entre o lobo-ibérico e equinos e bovinos no Alto Minho: propostas para a minimização do impacto predatório. Relatório de estágio profissionalizante para obtenção de Licenciatura em Biologia Aplicada aos Recursos Animais, variante Terrestres. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa, 50pp. 

Pereira D.C. 2003. Predação de pequenos ruminantes domésticos por uma alcateia pertencente à população lupina a sul do rio Douro. Relatório de estágio profissionalizante para obtenção de Licenciatura em Biologia Aplicada aos Recursos Animais - Variante Terrestres. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa, 46pp. 

Quaresma S.M. 2002. Aspectos da situação populacional e hábitos alimentares do lobo-ibérico a sul do rio Douro. Relatório de estágio profissionalizante para obtenção de Licenciatura em Biologia Aplicada aos Recursos Animais. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa, 44pp. 

Rauel V. 2002. Biologie d’une population de loup: matériels et méthodes – Etude du regime alimentaire dans le centre du Portugal. Rapport de stage de Maîtrise de Biologie des Populations et des ecosystèmes. Faculté des Sciences. Université d’Angers. Angers. 43pp.

Bastos T. 2001. Estudo da ecologia de duas alcateias pertencentes à população lupina a sul do rio Douro. Relatório de estágio profissionalizante para obtenção de Licenciatura em Biologia Aplicada aos Recursos Animais. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa, 49pp. 

Ferrão da Costa G. 2001. Situação populacional e ecologia trófica do lobo-ibérico (Canis lupus signatus Cabrera, 1907) na Serra do Soajo. Relatório de estágio profissionalizante para obtenção de Licenciatura em Biologia Aplicada aos Recursos Animais (variante Terrestres). Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa, 48pp.

Roque S. 1999. Estudo eto-ecológico do lobo ibérico no noroeste de Portugal. Relatório de estágio profissionalizante para a obtenção de Licenciatura em Biologia Aplicada aos Recursos Animais. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa, 60pp.

Pimenta V. 1998. Estudo Comparativo de duas alcateias no nordeste do distrito de Bragança. Relatório de estágio. Estágio profissionalizante para a obtenção de Licenciatura em Biologia Aplicada aos Recursos Animais. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa, 75pp. 

Cândido A. 1997. O Lobo da Serra da Estrela. Relatório estágio profissionalizante para a obtenção de Licenciatura em Biologia Aplicada aos Recursos Animais. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa, 42pp. 

Bessa-Gomes C. 1996. Contribuição para o estudo da distribuição do lobo em Portugal: Caracterização da estrutura espacial da população no primeiro quinquénio da década de 90 e análise da adequação do habitat. Relatório de estágio profissionalizante para a obtenção de Licenciatura em Biologia Aplicada aos Recursos Animais. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa, 50pp.

Carreira R. 1996. Situação populacional e biologia alimentar do lobo na área de influência do Parque Natural do Alvão. Relatório de estágio profissionalizante para a obtenção de Licenciatura em Biologia Aplicada aos Recursos Animais. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa, 47pp. 

Álvares F. 1995. Aspectos da distribuição e ecologia do lobo no noroeste de Portugal - o caso do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Relatório de estágio profissionalizante para obtenção de Licenciatura em Recursos Faunísticos e Ambiente. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa, 51pp. 

Moreira L. 1992. Contribuição para o estudo da ecologia do lobo (Canis lupus signatus Cabrera, 1907) no Parque Natural de Montesinho. Relatório de estágio para obtenção de Licenciatura em Recursos Faunísticos e Ambiente. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa, 175pp.

Petrucci-Fonseca F. 1979. Canis lupus signatus Cabrera, 1907. Estudo do seu impacto nos animais domésticos e na população de corços de Trás-os-Montes (NE Portugal). Relatório de Estágio Científico. Licenciatura em Biologia. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 119pp.

Teses de Mestrado

Silva I. 2015. Influence of Environmental Variables on the Predatory Success of the Iberian Wolf in the North of Portugal. Tese de Dissertação de Mestrado em Biologia da Conservação. Departamento de Biologia Animal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa, 14pp.

Díaz E. 2014. Prejuízos e conflituosidade social do urso-pardo e do lobo na Península Ibérica. Tese de Dissertação de Mestrado em Biologia da Conservação. Departamento de Biologia Animal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa, 32pp.

Seara M. 2013. Predicting occurrence of Iberian Wolf: the role of sample size and spatial scale. Tese de Dissertação de Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica, Tecnologias e Aplicações. Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa, 50pp.

Carreira M. 2010. Contribuição para o estudo da ecologia do lobo ibérico no distrito de Vila Real. Tese de Dissertação de Mestrado em Biologia da Conservação. Departamento de Biologia Animal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa, 59pp.

Rio-Maior H. 2009. Análise Espacial do Habitat do Lobo no Noroeste de Portugal. Trabalho de projecto apresentado como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ciências e Sistemas de Informação Geográfica. Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa. 123pp.

Barreto D. 2009. Abordagem ao impacto das auto-estradas A24 e A7 na população lupinas do distrito de Vila Real. Tese de Dissertação de Mestrado em Biologia da Conservação. Departamento de Biologia Animal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa, 62pp.

Costa M. 2008. Estudo do impacto de duas infra-estruturas rodoviárias no núcleo populacional lupino do Alvão/Padrela. Tese de Dissertação de Mestrado em Biologia da Conservação. Departamento de Biologia Animal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa, 61pp.

Almeida M. 2008. Caracterização de áreas de criação de lobo ibérico no nordeste português. Tese de Dissertação de Mestrado em Biologia da Conservação. Departamento de Biologia Animal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa, 51pp.

Pós-Graduação

Silva S. 2006. Aspectos da biologia e ecologia do lobo-ibérico em Trás-os-Montes. Relatório do curso pós-graduado de especialização em Biologia. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa, 52pp.

Teses de Doutoramento

Álvares F. 2011. Ecologia e Conservação do Lobo (Canis lupus, L.) no Noroeste de Portugal. Dissertação de Doutoramento em Biologia da Conservação. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa, 193pp. 

Petrucci-Fonseca F. 1990. O lobo (Canis lupus signatus Cabrera, 1907) em Portugal. Problemática da sua conservação. Dissertação de Doutoramento em Ecologia e Sistemática. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa, 392pp.

 

Educação Ambiental

Teses de Mestrado

Ribeiro I. 2015. Aplicação de Programas Educativos: O caso de estudo do Lobo-ibérico (Canis lupus signatus Cabrera, 1907). Tese de Dissertação de Mestrado em Biologia da Conservação. Departamento de Biologia Animal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa, 48pp.

 

Genética | Parasitologia

Teses de Licenciatura

Teixeira H. 2011. Contribuição para a monitorização da população lupina com recurso a análises genéticas. Relatório de estágio profissionalizante para obtenção de Licenciatura em Biotecnologia. Instituto Politécnico de Coimbra. Escola Superior Agrária. 68pp.

Gomes M.S. 2003. Raças caninas autóctones portuguesas. Contributo para o seu estudo genético e demográfico. Relatório de estágio profissionalizante para obtenção de Licenciatura em Engenharia da Produção Animal. Escola Superior Agrária de Santarém, Santarém, 316pp. 

Gomes S. 2002. Genética de canídeos – contributo para a caracterização genética de raças caninas autóctones portuguesas. Relatório de estágio profissionalizante para obtenção de Licenciatura em Biologia Aplicada aos Recursos Animais. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa, 18pp. 

Santos E. 2001. Contribuição para o conhecimento da helmintofauna do Lobo-ibérico no Noroeste de Portugal, mediante técnicas coprológicas. Relatório de estágio profissionalizante para obtenção de Licenciatura em Biologia Aplicada aos Recursos Animais. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa, 40pp. 

Pires A.E. 1996. Contribuição para a Distinção Bioquímica dos Dejectos de Lobo e de Cão. Relatório de estágio profissionalizante para a obtenção de Licenciatura em Biologia Aplicada aos Recursos Animais. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa, 36pp.

Teses de Mestrado

Quaresma A. 2016. Non-invasive molecular genetics studies of Iberian wolves in Alvão/Padrela. Tese de Dissertação de Mestrado em Biologia Molecular e Genética. Departamento de Biologia Animal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa, 32pp.

Malveiro E. 2007. Estudo genético do lobo ibérico. Utilização de microssatélites no estudo populacional, na identificação individual e de relações de parentesco. Tese de Dissertação de Mestrado em Biologia da Conservação. Departamento de Biologia Animal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa. 91pp.

Teses de Doutoramento

Ribeiro S. 2010. Endocrinologia comportamental da vinculação social em cães. Relatório de Actividades. Doutoramento em Ciências Biomédicas. Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Universidade do Porto, Porto, 28pp.

Pires A.E. 2005. Phylogeny, population structure and genetic diversity of dog breeds in the Iberian Peninsula and North Africa. Dissertação de Doutoramento em Biologia (Biologia Molecular). Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa, 200pp.

 

Presas do lobo

Teses de Licenciatura

Lopes E. 2008. Potencialidade do habitat do sítio das serras da Freita e Arada para o fomento de ungulados na conservação do lobo ibérico (Canis lupus signatus). Tese de Dissertação de Mestrado em Ecologia. Departamento de Zoologia. Faculdade de Ciências e Tecnologia. Universidade de Coimbra, Coimbra, 71pp. 

Santos M. 2008. Distribuição actual das populações de presas, silvestres e domésticas, do Lobo-ibérico no Norte de Portugal. Tese de Dissertação de Mestrado em Biologia da Conservação. Departamento de Biologia Animal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa, 62pp.

Santana D. 2001. Modelo da adequabilidade do habitat para a Cabra Montês (Capra pyrenaica) no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Relatório de estágio profissionalizante para obtenção de Licenciatura em Biologia Aplicada aos Recursos Animais. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa, 16pp.

Moço G. 1998. Análise das potencialidades de Serra da Gerês para a Cabra Brava (Capra pyrenaica Schinz 1838). Relatório de estágio. Estágio profissionalizante para a obtenção de Licenciatura em Biologia Aplicada aos Recursos Animais. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa, 45pp. 

Barbosa M.H. 1997. Avaliação das potencialidades do habitat para a reintrodução do corço em duas zonas de caça do regime cinegético especial a Norte de Portugal. Relatório de estágio profissionalizante para obtenção de Licenciatura em Biologia Aplicada aos Recursos Animais. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa,  54pp.