Programa Cão de Gado

O Programa Cão de Gado, definido em 1987 e iniciado em 1996, pretende promover a utilização de cães de gado de raças nacionais, como uma forma eficaz de proteger o gado e diminuir os prejuízos económicos que os lobos causam nos animais domésticos. O Programa, que já entregou mais de 500 cães, efetua o acompanhamento do desenvolvimento destes e procede à avaliação da sua eficácia, prestando ainda apoio técnico e veterinário, por forma a assegurar o sucesso dos cães e o seu bem-estar.

Esta iniciativa evidencia a importância de apoiar os criadores de gado na utilização deste método de proteção, que sendo bem aplicado, é uma ferramenta útil na conservação do lobo, diminuindo os prejuízos e os conflitos com este predador. A recuperação da utilização tradicional dos cães de gado, e do conhecimento ancestral sobre a sua utilização, contribui para preservar raças caninas nacionais, aumentando os seus efetivos e valorizando a sua funcionalidade. Possibilita também o fomento do conhecimento do seu comportamento, patologias, morfologia e genética.

O sucesso do Programa Cão de Gado despertou um interesse crescente dos criadores de gado, traduzindo-se em pedidos frequentes de cães, bem como aumentou a sua confiança neste método de proteção, facilitando a sua expansão e o estabelecimento de uma relação de trabalho continuada com as comunidades rurais.

O Programa Cão de Gado tem também contribuído para valorizar o trabalho dos pastores, possibilitar uma nova fonte de rendimento e ajudar a combater o despovoamento do interior do país.

Saber Mais