Material pedagógico

Exposições

Um Uivo pela Sobrevivência
Esta exposição permite conhecer melhor o lobo-ibérico, o último grande predador da nossa fauna. Desde as suas características aos seus hábitos, passando pela sua distribuição e habitat, as principais causas de ameaça à sua sobrevivência, e ainda a forma como as comunidades rurais interagem com este predador e se adaptaram à sua presença. O visitante terá ainda a oportunidade de conhecer a utilização dos cães de gado, um excelente exemplo de como ao longo de milhares de anos o Homem selecionou diferentes raças caninas com a função de proteção dos rebanhos dos ataques de predadores, permitindo assim a coexistência com o lobo.

                                                   OBNatura3   IMG 6768 

 

Coexistir com os Grandes Carnívoros – O Desafio e a Oprtunidade
Esta exposição dá a conhecer os grandes carnívoros europeus – urso, lobo, lince e glutão, e as relações que as comunidades humanas com eles estabelecem. Tem por objetivo promover o interesse do público sobre este tema e uma reflexão sobre o caminho a seguir numa Europa humanizada, que terá de reaprender a conviver com estas espécies tão carismáticas. A informação disponibilizada dá-nos a conhecer desde a distribuição aos hábitos alimentares, passando pela identificação das principais causas de perseguição ancestral e atual: dos mitos antigos e atuais à predação sobre animais silvestres e domésticos. São apresentados projetos originais de conservação a nível europeu, realçando-se a presença das espécies na cultura e na sociedade europeias.

                                                DSC05092   Exp.CCVLousal2

 

Olhar o Lobo
Esta exposição tem como objetivo sensibilizar os visitantes para a importância da conservação do lobo, uma espécie emblemática da fauna portuguesa cujas populações se encontram ameaçadas.
Da autoria de Joaquim Pedro Ferreira. Doutorado em Biologia da Conservação pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa é bolseiro de Pós-Doutoramento na área da divulgação de ciência na Universidade de Aveiro. É coautor de 13 livros de divulgação, para o grande público, com temáticas centradas na conservação da Natureza e mundo rural. Coautor da série para televisão “Biodiversidade no Hipermercado”, que recebeu o 1.º prémio (outubro de 2014) no prestigiado concurso internacional “Ciencia en Acción”. É coautor e correalizador do documentário “Laboratórios de Natureza”, emitido pelo canal generalista SIC, e que teve uma audiência de quase meio milhão de telespectadores. Autor da série de vídeos para web “1 minuto com Ciência”, do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro. Recentemente, venceu em coautoria o 1.° Prémio na categoria Ecologia e Biodiversidade no VIII Festival Internacional de Cinema de Turismo Art & Tur 2015 com o Filme “Don't let our wolves become homeless – last push” e na edição seguinte do mesmo Festival, com o filme “Say no to the illegal trapping of birds”.

                                                20161026 215339   JPF

 

Todas as exposições estão disponíveis para empréstimo. Para as requisitar, basta enviar um e-mail para globo@ciencias.ulisboa.pt e indicar o objetivo em que se insere o pedido, o local onde ficará patente e a duração. O transporte e/ou levantamento é da responsabilidade do requisitante, assim como os custos inerentes ao mesmo. O requisitante deverá ainda dispor de um seguro que cubra qualquer dano da exposição enquanto estiver na sua posse. 

 

Folhetos e outros materiais

O lobo-ibérico
Centro de Recuperação do Lobo Ibérico 1
Centro de Recuperação do Lobo Ibérico 2
O lobo esse desconhecido. Factos e mitos sobre o nosso maior predador
Life Med-Wolf (Life Nat/IT/069)
Os grandes carnívoros não conhecem fronteiras
O Lobo-ibérico em Portugal - Situação no leste da Beira Interior